Cervejaria Comendador
Harmonização de Cervejas

Harmonização de Cervejas

Cerveja gelada combina com tudo e nós podemos provar. Principalmente se for Comendador!

Existe uma técnica, chamada harmonização, que consiste em combinar os estilos das cervejas com diversos alimentos. Isso pode proporcionar uma bela experiência de degustação, quando há combinação entre eles, é claro, garantindo sabores inigualáveis. É possível até mesmo que um terceiro sabor seja criado, através da união da cerveja e de determinado prato escolhido.

Vamos começar pelo básico, Cervejas mais leves, combinam com pratos semelhantes, já as mais encorpadas, caem bem com comidas mais pesadas ou gordurosas.Se a escolha for um prato picante, quanto mais lúpulo e amargor a cerveja tiver, melhor será a combinação, pois neste caso, a função do lúpulo é tirar o sabor picante das pimentas. Para harmonizar através da semelhança, é preciso alinhar a bebida e a comida através dos seguintes fatores: doçura, acidez, tostados, frutados, herbais, condimentos. No caso de uma cerveja mais maltada, a carne assada é ideal. Já a cerveja de maltes torrados vai bem com um prato à base de chocolate meio amargo. Já a harmonização por contraste, se dá através da combinação entre cervejas e pratos que carreguem elementos que contrastem entre si como, por exemplo, acidez e doçura, picância e refrescância, amargor e doçura, robustez e leveza. O resultado do sabor final estará em equilíbrio.

No caso da harmonização por corte, é quando os elementos da cerveja quebram algumas das propriedades do alimento harmonizado. Ou seja, é possível sentir que a alta carbonatação da cerveja limpou a boca da gordura residual de um prato gorduroso ou apimentado, preparando o paladar para um novo bocado. A American Pale Ale (APA) Comendador pode ser harmonizada com guacamole, atum, bacalhau, carnes, carpaccio, frangos, hambúrguer, pizza, entre outros. A India Pale Ale (IPA) combina com filé mignon, nachos, queijos, pizza, empanadas e muito mais. Nossa Vienna Lager cai bem com risoto de funghi e sopa minestrone. A Session Ipa se encaixa perfeitamente com saladas de folhas, burrata temperada, sushis e camarão grelhado.

Por último, a mais pedida pelos cervejeiros, a Pilsen, harmoniza com queijos, nozes, castanhas, frutos do mar, comida mexicana, frios, salgadinhos (coxinha, bolinha, rissoles).Seja qual for o seu estilo, a Cervejaria Comendador tem o ideal para harmonizar com os pratos de sua preferência.

A CERVEJA QUE VOCÊ MERECE